terça-feira, 26 de abril de 2011

Op - Art

Op-art é um movimento artístico que tem por objetivo dar movimento às pinturas, Victor Vasarely foi o pioneiro entre os artistas no aprimoramento dessa arte.A op-art é produzida através da combinação de figuras geométricas especialmente em preto e branco, essas combinações dão ao espectador a impressão de que a imagem na tela está em movimento.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Minimalismo e Arte Conceitual

Minimalismo: um conjunto de movimentos artísticos e culturais que percorreram vários momentos do século XX, manifestos através de seus fundamentais elementos, especialmente nas artes visuais, no design e na música. Surgiu nos anos 60 nos Estados Unidos. 

As obras minimalistas possuem um mínimo de recursos e elementos. A pintura minimalista usa um número limitado de cores e privilegia formas geométricas simples, repetidas simetricamente.
Robert Bresson foi um diretor de cinema francês. Bresson é considerado um dos maiores cineastas franceses do século XX e um dos grandes mestres do movimento minimalista.

Dan Flavin é um artista minimalista dos EUA. Seu trabalho se caracteriza por instalações, pinturas e esculturas, entre outros.

Arte conceitual considera o conceito base de obra de arte, superior à própria obra concebida.
É fruto de uma vanguarda surgida na Europa e nos EUA, no fim dos anos 60 e meados dos anos 70, parte em reação ao formalismo. Considera o caráter mental da criação acima da aparência e existência final de uma obra.

Marcel Duchamp, cuja qualidade artística é conferida pelo contexto em que são expostos, seria um antecedente importante para a reelaboração da crítica dos conceituais. 

Cildo Meireles é um brasileiro que participa da exposição Information, realizada no Museu de Arte Moderna de Nova York, em 1970, considerada como um dos marcos da arte conceitual. 
 MINIMALISMO

 ARTE CONCEITUAL